Abbà Brasil

ABBA Itália nasceu em Milão em 1993 como uma associação privada fundada pelo Padre Joseph Paparone - frei dominicano - e um grupo de pessoas que colaboram e condividem com ele a exigência de dar uma dimensão mais concreta ao ideal de vida.

Hoje, a ABBA Itália é uma instituição de voluntariado ou organização sem fins lucrativos registrada no Cadastro Geral de Voluntários da Região Lombardia e assinou a "Carta dos Princípios" de adoção à distância, o primeiro código de auto-regulamentação das associações que trabalham nesta área, e "Carta de critérios de qualidade de adoção à distância".

Atualmente colaboram com a ABBA Itália, 11 voluntários que administram as atividades de captação, promoção e administração, além das relações com os sócios e as missões locais. Junto a eles, muitas outras pessoas, em nível individual e profissional, oferecem seu trabalho para a criação de promoções especiais para a produção de materiais impressos e gráficos e para a promoção direta da associação.

Sem mencionar a contribuição vital dos seus membros que com suas doações sustentam mais de 1000 crianças em todo o mundo.

A partir disso nasceram outras Associações ligadas à Itália, como a Abbà Brasile, com sede em São Paulo.
A mesma atua diretamente no Campo da Educação. Hoje tem vários projetos como Bolsa de Estudos, Projeto Pedagógico e Projeto Material Didático.

Em 2005 foi constituida a Associação Abba - Abba Brasil "- com sede em São Paulo e com o objetivo de coordenar as atividades de concepção e de gestão das várias missões no Brasil, que atualmente opera Abba Itália: San Paolo (25 crianças e 05 alunos com bolsas de estudo e 04 alunos material didático), Santa Cruz do Rio Pardo (50 crianças), Goiânia (84 crianças com 6 bolsas de estudo).

Objetivos

Os objetivos estão relacionados com:

  • Educação de crianças e adolescentes sustentando até o seu inserimento no trabalho;
  • crescimento humano, sociais e espirituais para os mesmos jovens, uma vez colocado na realidade de trabalho, possam transferir-si no contexto social os seus próprios valores sociais adquiridos durante sua formação e contribuir, ao mesmo tempo, para melhorar as condições de vida da sua familia e de seu país.

A associação não tem somente o papel de coordenar as atividades de gestão / administrativa em assegurar as suas necessidades de fiscalização e cumprindo suas necessidades (relatórios, demonstrações financeiras ....) Mas também garante que o controle nos centros, seja identificados para cada criança desde o início do apoio e de acordo com a família, um projeto formativo personalizado.

Abba Brasil em particular é responsável pela gestão e coordenação do projeto em São Paulo "bolsas de Estudos", um projeto que atualmente apóia 05 jovens, motivados e empenhados nos estudo, mas não têm recursos suficientes para custear à faculdade. A este respeito, Abba Brasil gerencia a seleção de beneficiários jovens do auxílio através de um exame cuidadoso das características das crianças e situações individuais, feita conjuntamente com as instituições com as quais a associação opera no nível local.

Um aspecto importante da Abba Brasil é a identificação de possíveis canais para facilitar futuramente o ingresso trabalhista tendo em vista uma formação profissional para o adolescente que diz respeito tanto ao nível da formação profissional de eduacaçõa básica (após educação básica) e formação profissional e ensino superior.

Projetos em Brasil

Adoção à distância

O Brasil é o país onde se iniciou a atividade da Abbà. A associação está presente em numerosos projetos: adoções à distância, bolsas de estudo para universitários, formação profissional, em colaboração com quatro missões religiosas em 3 lugares.

São Paolo

Aqui sedia-se a missão "histórica" da Abbà: em 1993 começaram os primeiros 10 patrocínios para as crianças em acompanhamento na Casa São José, dirigido pelo SPES. Fundada por um grupo de indivíduos na década de 70. O SPES é uma associação que obteve a aprovação da Prefeitura da cidade de São Paulo e cuja atividade principal é o de assistência social em favor de todos os necessitados da região em que atua. Em 2005 foi fundada a Associação Abbà “Abbà Brasil, com sede em São Paulo com a tarefa essencial de coordenar as atividades das várias missões no Brasil, que atualmente opera Abbà Itália, em particular no que diz respeito ao projeto "Bolsas de Estudo".

Goiânia

Na capital do estado de Goiás, a nossa colaboração é com as Irmãs Dominicanas do Santo Rosário, que dirigem uma "creche (creche / jardim de infância); auxiliam as famílias mais necessitadas na região e nas periferias da cidade e lidam com os "meninos de rua”, aventurando-se em seus lugares onde eles passam, durante o dia e à noite.

Santa Cruz do Rio Pardo

Em Santa Cruz, a Abbà apoia a Casa de Apoio ao Menor carente, fundada pelo Padre dominicano Francisco Pessutto, para acolher de modo permanente as crianças e adolescentes em situações pessoais e familiares precárias, tanto do ponto de vista social que econômico, os quais o Tribunal de menores confia aos cuidados do Centro.

O Projeto Bolsa de Estudos

A Abbà atinge plenamente os seus objetivos, quando a criança se torna um adulto, encontra o seu lugar na sociedade através de um emprego compatível com o seu potencial e a sua capacidade. Muitas das crianças, por vários motivos relacionados as condições em que viveram nos primeiros anos de sua existência, concluem sua formação acadêmica com uma escola profissional, o que lhes permite ganhar a vida com dignidade. Alguns, contudo, demonstram a capacidade e a vontade de continuar seus estudos universitários.

Por estas razões, foi, portanto, iniciado em 2005, o inovador projeto "Bolsas", que visa identificar quais das crianças da adoção à distância, apresentam os melhores currículos, quais são os mais motivados e empenhados socialmente, a oportunidade de cursar uma faculdade e realizar as suas expectativas e aspirações culturais, profissionais, sociais, no respeito de suas atitudes.

O projeto é baseado em uma atividade de orientação e apoio às missões locais realizadas, identificando os mais adequados de formação para todas as crianças, com especial atenção para aqueles que podem continuar os seus estudos na universidade.

De particular importância são também os critérios de admissão ao qual o candidato deve cumprir para obter uma bolsa de estudos: não só notas da escola, mas também critérios de maturidade pessoal, motivação e condições econômicas de pobreza real.

Aos alunos também é pedido um compromisso sério e profissional durante o período de estudo: após a apresentação de documentação detalhada para a Abbà, que inclui um resumo do currículo do ensino médio e uma carta com as motivações, devem, de fato, durante o período dos estudos enviar periodicamente à missão local a documentação contendo a frequência e o andamento das provas. Isto porque a bolsa de estudo não é designada definitivamente, mas re-confirmada de ano em ano, em base ao mérito e à motivação pelo estudo (somente se o estudante conseguiu superar pelo menos 70% das provas previstas no ano acadêmico). O apoio, além disso, cobre, não somente as taxas universitárias, mas, eventualmente, as despesas de alimentação e moradia, caso o estudante tenha que se transferir da própria cidade para freqüentar a universidade.

O aluno é acompanhado, mesmo após a universidade para que seja ajudado a entrar no mercado do trabalho até a identificação de uma oportunidade melhor e mais adequada.

Isto é, portanto, um investimento na juventude e até mesmo na realidade econômica e social do país. Para que o compromisso Abbà com estas crianças não termine com eles, mas seja uma ferramenta e um "voem" de melhoria e de solidariedade para com os seus conterrâneos.

Atualmente o projeto "Bolsas Estudo" está ativo no Brasil (em São Paulo e em Goiânia) e Filipinas através da estreita cooperação com as missões locais que não só asseguram a pontual e correta entrega do montante enviado e a precisa e periódica informação da situação sobre o andamento das atividades,assim como o acompanhamento educativo personalizado de cada beneficiário, até a inserção do mesmo no mercado de trabalho.

A adoção à distância

A adoção, o sustento a distância é antes de tudo um ato de solidariedade para com os seres humanos que, por várias razões, muitas vezes além de seu controle, que vivem na pobreza ou no limiar da sobrevivência. Mas não só.

A adoção a distância é uma forma prática e eficaz, dirigida especificamente as comunidades e os indivíduos bem identificados, a cooperação internacional e, portanto, em plena consonância com as diretrizes da Convenção sobre os Direitos da Criança.

A adoção à distância é de fato destinado a apoiar, através de ajuda econômica e da um ponto de vista educacional, às crianças e jovens no seu desenvolvimento humano, permitindo que eles se encaixam em seu contexto social com as ferramentas certas.

As intervenções que as associações fazem neste âmbito se caracterizam com grande eficiência e eficácia, pois são destinadas a assegurar o desenvolvimento e a integração social das crianças:

  • Satisfação das necessidades básicas (alimentação, vestuário, abrigo, cuidados médicos, etc.)
  • Apoio à educação
  • Apoio Psico-social
  • Animação e agregação
  • Formação profissional.

Por quê

Muitos homens, mulheres e crianças não conseguem realizar o potencial que Deus deu a eles. A pobreza e desigualdade estão difundidas no mundo inteiro não obstante os enormes progressos científicos e tecnológicos. Muitas vezes os frutos do progresso tecnológico, ao invés de serem colocados a serviço de toda comunidade humana, são distribuídos de forma tal que as injustas disparidades, na verdade, aumentem e tornem-se permanentes (...) A lei do lucro não pode ser aplicada ao que é essencial para a luta contra a fome, as doenças e a pobreza. A redução da dívida é apenas um aspecto da vasta tarefa que temos na luta contra a pobreza e de assegurar que os cidadãos das nações pobres possam ter uma participação plena ao banquete da vida (..) A pessoa humana é o recurso mais precioso de qualquer país e qualquer economia. Faço um apelo a todos os envolvidos neste processo e, especialmente, às nações mais poderosas (...) Nós podemos fazer muito, com a ajuda de Deus, que esta bênção esteja com você e seus entes queridos.

(Do discurso do Papa João Paulo II, por ocasião do encontro com representantes do Jubileu 2000 na Italia - Setembro 1999)

Aqueles que atuam no campo do apoio à educação à distância, estão profundamente convencidos de que a possibilidade de desenvolvimento humano e social fornecido pelo progresso científico e tecnológico deve ser disponibilizado para toda a humanidade. Somente uma visão míope e individualista do progresso e do desenvolvimento humano pode fingir não ver a enorme quantidade de situações de pobreza, discriminação e exploração na qual se encontra mais de 60% da população mundial (na utópica hipótese de que cada um de nós assumisse um habitante do "Sul" do mundo, ainda assim, permaneceria sem escuta o grito de 20% daqueles que vivem em necessidade).

A Abbà se propõe de oferecer uma oportunidade concreta de crescimento humano, espiritual e formativo a crianças e adolescentes desfavorecidos, através da colaboração com missões religiosas locais empenhados na assistência e na educação dos mais necessitados.

A dramaticidade e a dimensão destes problemas estão debaixo dos olhos de todos, no nosso país e no mundo.

Os dados e as imagens que a mídia nos oferece evidenciam somente a ponta do iceberg submerso, um pedido de ajuda muito, muito freqüentemente, não ouvido.

Sostieni un bambino a distanza... e diventi grande anche tu!

Scopri come fare per sostenere un bambino a distanza.

Abbà
Abbà
Abbà
Abbà
Abbà
Abbà